Perspectivas para 2025
Para Bernardo Oliveira, Gerente de Unidade de Negócios da De Amorim Construtora, o setor de construção pesada tende a seguir otimista para novos empreendimentos e obras de infraestrutura no próximo ano, principalmente na execução de obras importantes.
“Áreas que ainda estão sendo reconstruídas, como no Rio Grande do Sul após as tragédias vivenciadas na região neste ano, são um bom exemplo. A execução de obras importantes manterá o setor em crescimento e deve contribuir significativamente para a economia brasileira nos próximos meses”.
PIB e Reflexos das Obras
Tanto obras realizadas por administrações públicas federais, estaduais e municipais quanto obras particulares já estão contribuindo para manter elevado o ânimo do setor. Isso levou a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) a revisar suas previsões do PIB do setor de 2,3% para 3,0% de crescimento.
No entanto, há um dado em queda: a criação de novas vagas de trabalho para obras de infraestrutura caiu 21,28% no último trimestre. Bernardo Oliveira analisa que esse número é reflexo de outros fatores:
“Muito pelo encerramento de algumas obras e o impacto do período eleitoral que vivenciamos recentemente, mas a perspectiva é que as novas administrações municipais eleitas retomem a corrida pela pavimentação em suas cidades e, com isso, movimente ainda mais o setor”, conclui Oliveira.