As soluções para drenagem de asfalto estão passando por uma transformação significativa no Brasil e ela tem a ver com sustentabilidade e durabilidade da obra. Se antes predominava o uso de tubos de concreto quando estava sendo preparada uma nova rodovia ou pátio, por exemplo, hoje os projetos vêm sendo executados, em sua maioria, com tubulações de PEAD (Polietileno de Alta Densidade).
A mudança representa um avanço não apenas em eficiência construtiva, mas também na cadeia ESG de toda a obra. Segundo Bernardo Oliveira, da De Amorim Construtora, a tecnologia oferece benefícios claros como o produto ser 100% reciclável:
“Além de ser muito mais durável do que o concreto, a utilização dessa nova tecnologia em nossas obras significa menor necessidade de manutenção e substituição, o que gera economia e reduz o impacto ambiental ao longo da vida útil das obras”, explica.
Entre as principais vantagens, segundo o engenheiro, a redução dos problemas de erosão se destaca. Como cada tubo de PEAD possui até 6 metros, há menos juntas em comparação ao concreto, que geralmente tem apenas 1 metro. Isso diminui os pontos de infiltração e aumenta a segurança estrutural. A durabilidade é outro diferencial: o material é altamente resistente à corrosão, abrasão e impactos, características que garantem maior vida útil mesmo em ambientes agressivos:
“Além disso, os tubos de PEAD são mais leves, facilitando o transporte e a instalação, e sua superfície interna lisa melhora a eficiência hidráulica, reduzindo a necessidade de escavações profundas. A utilização desse produto representa uma inovação alinhada às demandas atuais por obras mais sustentáveis e economicamente viáveis”, conclui Bernardo Oliveira.