Vale a pena alugar maquinário pesado para obras de infraestrutura?

Quem já alugou um carro sabe da sensação de contar com o que há de mais moderno, tecnológico, com manutenção em dia e sem gastar muito. Normalmente, alugar um veículo é vantajoso por atender uma necessidade pontual, como usar durante uma viagem, de turismo em outra cidade ou enquanto aguarda o reparo do carro. Esta é a mesma premissa para alugar equipamentos de linha pesada, mas com um diferencial: o equipamento locado servirá para concluir uma obra.

Para Renan Camargo, gestor da unidade de negócio de locação de equipamentos De Amorim Locadora, a locação de equipamentos de linha pesada permite que construtoras e  empreiteiras entreguem os resultados de suas obras de forma muito eficiente, aproveitando ao máximo as características e configurações dos equipamentos sem a necessidade de adquiri-los:

“Alugar equipamentos de linha pesada para atender uma necessidade, é muito mais eficaz, produtivo e imediato do que adquirir, além de ser extremamente mais rentável”.

Vantagens em qualquer obra
A vantagem mais evidente nesta modalidade da locação de equipamentos de linha pesada é a economia com custos de investimento, manutenção e renovação de frota. Nem sempre construtoras e empreiteiras terão demanda contínua de equipamentos de terraplanagem, por exemplo, portanto não é conveniente investir e manter frotas deste porte.

“Uma desvantagem clara de se contar com esse tipo de equipamento em frota própria é que nem sempre estes equipamentos estão em operação. As empresas que trabalham com construção sabem muito bem que deixar equipamentos parados e improdutivos pesa no seu orçamento, principalmente por conta dos custos com manutenções preventivas e corretivas que são geradas pelo tempo de inatividade, além da depreciação gradativa do valor do equipamento, situação essa que não acontece quando se aluga equipamentos devidamente revisados e prontos para uso imediato”.

Demandas sempre serão atendidas
Renan reforça mais um detalhe: as empresas que estão pensando em realizar investimento em  frota própria, precisam ponderar que atualmente os custos com investimento são altos, além dos juros e correções que também devem ser considerados nessa conta, o que faz da locação uma opção mais rentável e eficaz para atender suas obras.

A maioria das demandas do mercado são de obras com prazos extremamente apertados. Se um equipamento próprio apresenta problemas e se torna improdutivo, o risco de impacto na produção e atraso da obra é evidente. Com a locação, quem contrata tem a tranquilidade de receber o equipamento preparado e revisado.

Quem aluga não se preocupa nem mesmo com a logística de transporte. É uma solução para que o cliente seja atendido de maneira mais rápida e eficaz.

Para Renan, a locadora que pretende atender estas demandas têm que possuir uma frota diversificada  para que quem contrata possa receber o equipamento certo, de acordo com a necessidade do seu projeto: “Quem faz a locação recebe tudo com as devidas manutenções, o que garante a execução das obras sem contar as tecnologias embarcadas que ajudam na produtividade do equipamento, que atualmente é um ponto crucial para qualquer projeto” completa.

Veja também

rodovias
2 de janeiro de 2025
Como as novas rodovias pedagiadas vão melhorar a circulação no Paraná?
Mineradora
16 de dezembro de 2024
Demanda faz mineradoras de agregados investirem no aumento da produção
13 de dezembro de 2024
Grupo De Amorim recebe Selo ESG de boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança