Vale a pena alugar maquinário pesado para obras de infraestrutura?

Quem já alugou um carro sabe da sensação de contar com o que há de mais moderno, tecnológico, com manutenção em dia e sem gastar muito. Normalmente, alugar um veículo é vantajoso por atender uma necessidade pontual, como usar durante uma viagem, de turismo em outra cidade ou enquanto aguarda o reparo do carro. Esta é a mesma premissa para alugar equipamentos de linha pesada, mas com um diferencial: o equipamento locado servirá para concluir uma obra.

Para Renan Camargo, gestor da unidade de negócio de locação de equipamentos De Amorim Locadora, a locação de equipamentos de linha pesada permite que construtoras e  empreiteiras entreguem os resultados de suas obras de forma muito eficiente, aproveitando ao máximo as características e configurações dos equipamentos sem a necessidade de adquiri-los:

“Alugar equipamentos de linha pesada para atender uma necessidade, é muito mais eficaz, produtivo e imediato do que adquirir, além de ser extremamente mais rentável”.

Vantagens em qualquer obra
A vantagem mais evidente nesta modalidade da locação de equipamentos de linha pesada é a economia com custos de investimento, manutenção e renovação de frota. Nem sempre construtoras e empreiteiras terão demanda contínua de equipamentos de terraplanagem, por exemplo, portanto não é conveniente investir e manter frotas deste porte.

“Uma desvantagem clara de se contar com esse tipo de equipamento em frota própria é que nem sempre estes equipamentos estão em operação. As empresas que trabalham com construção sabem muito bem que deixar equipamentos parados e improdutivos pesa no seu orçamento, principalmente por conta dos custos com manutenções preventivas e corretivas que são geradas pelo tempo de inatividade, além da depreciação gradativa do valor do equipamento, situação essa que não acontece quando se aluga equipamentos devidamente revisados e prontos para uso imediato”.

Demandas sempre serão atendidas
Renan reforça mais um detalhe: as empresas que estão pensando em realizar investimento em  frota própria, precisam ponderar que atualmente os custos com investimento são altos, além dos juros e correções que também devem ser considerados nessa conta, o que faz da locação uma opção mais rentável e eficaz para atender suas obras.

A maioria das demandas do mercado são de obras com prazos extremamente apertados. Se um equipamento próprio apresenta problemas e se torna improdutivo, o risco de impacto na produção e atraso da obra é evidente. Com a locação, quem contrata tem a tranquilidade de receber o equipamento preparado e revisado.

Quem aluga não se preocupa nem mesmo com a logística de transporte. É uma solução para que o cliente seja atendido de maneira mais rápida e eficaz.

Para Renan, a locadora que pretende atender estas demandas têm que possuir uma frota diversificada  para que quem contrata possa receber o equipamento certo, de acordo com a necessidade do seu projeto: “Quem faz a locação recebe tudo com as devidas manutenções, o que garante a execução das obras sem contar as tecnologias embarcadas que ajudam na produtividade do equipamento, que atualmente é um ponto crucial para qualquer projeto” completa.

Veja também

13 de março de 2024
Condomínios e loteamentos asfaltados são valorizados e incorporadoras percebem o movimento
11 de março de 2024
2024 é um bom momento para investir em terrenos e imóveis em Curitiba
8 de março de 2024
PPR inédito, homenagens, emoção e alegria: como foi a noite histórica do Grupo De Amorim