Grupo De Amorim: 45 anos na construção pesada

O Grupo De Amorim, especializado na execução de terraplenagem, pavimentação, construção de rodovias, ferrovias e drenagens em geral, trabalha com experiência comprovada e equipe composta por especialistas e reconhecida pelo mercado! Esta trajetória, que começou há 45 anos, criou um dos players mais importantes da construção pesada sediada em Curitiba com obras em diversas regiões do Brasil.

Conheça todas as especialidades do Grupo De Amorim
Construção pesada
Base para o desenvolvimento urbano, a pavimentação asfáltica pode ser aplicada em diversas áreas, sejam urbanas, rurais ou na malha de rodovias que cortam o Brasil. O diferencial da De Amorim é a qualidade da entrega sempre dentro do cronograma apresentado, com foco na execução com qualidade, com liberação de tráfego no menor tempo possível e com os melhores insumos do mercado.

A construção pesada executada pela De Amorim é completa, autossuficiente e atende diferentes graus de complexidade na execução de obras rodoviárias e urbanas.

Gilson João de Amorim, Diretor Geral do Grupo de Amorim, reforça que todos os projetos são realizados com segurança e alto conhecimento técnico: “Por ser um grupo autossuficiente, os processos são executados com a máxima eficiência. Usando técnicas avançadas de reciclagem de asfalto em tempo real, por exemplo, a De Amorim consegue aproveitar o asfalto retirado restaurado em tempo real na mesma estrada, criando um pavimento mais resistente com mais agilidade O material utilizado na composição do novo asfalto C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usinado à Quente), 100% produzido pelo grupo De Amorim, garante procedência proporcionando mais segurança”.

Serviços de terraplenagem
Esta é uma etapa vital no desenvolvimento de projetos de construção ao preparar terrenos com segurança e garantir todas as condições para a construção de edifícios residenciais, comerciais e até galpões industriais

Este trabalho engloba processos de nivelamento do terreno para que o espaço esteja pronto para receber qualquer construção. Seja na remoção ou acréscimo de solo, na compactação e modelagem do terreno conforme o projeto: “A terraplenagem precisa garantir a estabilidade do terreno para futuras construções, bem como criar as estruturas internas como conexão para rede de água e esgoto para futuros proprietários”, explica Gilson.

Tudo que envolva preparação do terreno para projetos de construção precisa estar contemplado na terraplenagem. Por isso é fundamental a escolha de uma empresa especializada, com autossuficiência e experiência comprovada de mercado. São três pilares que garantem a longevidade de qualquer edificação.

Serviços de pavimentação
Com alto conhecimento técnico para qualquer tipo de pavimento em vias urbanas conforme a necessidade de cada projeto, a De Amorim Construtora tem experiência e capacidade que permite que as obras sejam planejadas e realizadas com alta qualidade, máximo de segurança e comprometimento total com o projeto.

O material utilizado na composição do novo asfalto C.B.U.Q. (Concreto Betuminoso Usinado à Quente) é 100% produzido pelo grupo De Amorim:

“Diversos aspectos são considerados na estruturação dos custos quando se trata de obras que necessitam de vida útil longa. Em termos de manutenção, a De Amorim Construtora cuida de todos os detalhes na elaboração do que será utilizado nas rodovias para projetos internos em grandes indústrias e nas obras licitadas por governos municipais e estaduais” ressalta Gilson.

Vale lembrar que pavimentos mais antigos precisam de manutenção, aumentando o tempo de vida de cada estrada para redução de custos futuros com pavimentação muito mais resistente capaz de suportar o crescente aumento de tráfego de veículos pesados.

A De Amorim é capaz de criar um processo exclusivo de reciclagem de asfalto em tempo real que aproveita o asfalto antigo retirado em tempo real na mesma estrada, criando um pavimento mais resistente em menos tempo, como veremos em seguida!

Reciclagem de asfalto
Este é o método mais ecológico e sustentável do mercado. A reciclagem consiste em reutilizar misturas asfálticas que estão envelhecidas ou deterioradas para criar uma camada asfáltica. Muitas vezes, o que é retirado do processo de frenagem acaba sendo utilizado automaticamente.

A reciclagem do asfalto consome menos recursos naturais e a reciclagem também é uma técnica que reduz gastos, sendo indicada para grandes centros urbanos, onde esses recursos são escassos.

Na reciclagem são acrescentados diversos elementos aos resíduos como:
– espuma de asfalto
– emulsão asfáltica
– agentes rejuvenescedores e
– material CAP para revestimento

Um detalhe: a reciclagem pode ser feita quente – para restaurar a capa asfáltica – ou a frio – ideal para consertos em outras camadas internas.

Obras de drenagem
A De Amorim Construtora cuida deste processo essencial para o sucesso de qualquer projeto de grande porte que necessita de sistema eficiente para não comprometer o restante da estrutura existente no terreno.

Projetos de pavimentação de sucesso consideram detalhes como propriedades do solo, sua topografia, o volume de tráfego na região, sua localização, as linhas de serviço público, rede de esgoto e drenagem, além da própria manutenção rodoviária. São etapas para que os pavimentos sejam bem-feitos e com longa durabilidade.

A drenagem leva em conta:
– Estudos topográficos
O começo do projeto passa pelos estudos topográficos que fornecem todo o detalhamento que o projeto precisa. É realizado ao longo de toda a faixa abrangida e nas áreas ao redor para cadastrar todos os elementos presentes e o alinhamento do que está construído. É neste estudo que ficam definidos pontos de deságue e interceptação da rede de drenagem projetada para o projeto, por exemplo.

– Estudos geotécnicos
Serve para descobrir quais tipos de solo estão presentes no subleito antes de direcionar qualquer projeto que envolva terraplanagem e pavimentação. O estudo geotécnico traz informações do posicionamento do lençol freático, fundamental para projetos de drenagem.

– Estudos hidrológicos e hidráulicos
Servem para encontrar soluções mais eficientes para o projeto ao avaliar as condições de vazão dos dispositivos de drenagem que já existem, dimensionar dispositivos propostos neste projeto e trazer economia sem prejuízo da qualidade do que será entregue. Nesta etapa são analisadas a situação climática da região (para identificar prazos de execução e estimativa de rendimento dos equipamentos), que afetam a produtividade dos times em atividade e os custos totais do empreendimento. Bacias hidrográficas, clima e o volume de chuva aparecem neste estudo.

– Projetos Geométricos
Tudo o que foi coletado nos estudos anteriores forneceram toda base técnica para a definição dos parâmetros geométricos do projeto que será executado. O desenho de planta e do perfil com todos os elementos existentes e estudados fazem parte desta etapa.

Manutenção e implantação de rodovias
A De Amorim Construtora está presente em diversos modais que suportam tráfego intenso e demandam estrutura com qualidade e durabilidade. É necessário que a qualidade seja de alto padrão, capaz de proporcionar longos períodos de uso com o mínimo de desgaste possível. Para tanto, os serviços de manutenção e implantação de rodovias por todo o Brasil é um dos destaques do grupo.

Todos os projetos e obras são executadas por equipes treinadas e especializadas que executam manutenções e implantações de rodovias com segurança para os usuários das estradas.

Quando se trata de manutenção das estradas, a De Amorim Construtora sabe da importância e da responsabilidade para a sociedade:

– Estradas bem construídas ou com boa manutenção tem menos riscos de acidentes
– Estradas novas ou conservadas afetam menos no desgaste mecânico dos veículos
– O comércio e a logística depende muito das estradas
– O escoamento de safras inteiras passa pelas rodovias.

“A manutenção das estradas é necessária, pois há o desgaste contínuo das camadas de asfalto que sofrem com a ação do dos veículos e do clima. Estradas com alto tráfego de caminhões tendem a se desgastar muito mais pelo volume de carga transportada diariamente, estressando o asfalto. Por melhor que seja a qualidade do asfalto, uma hora a manutenção será necessária para arrumar trincas, rachaduras e outros detalhes que desgastam ruas e rodovias” lembra o Diretor Geral do Grupo de Amorim.

Empresas que encabeçam rodovias terceirizadas com pedágio e o próprio poder público precisam garantir que estas vias de escoamento estejam em bom estado – e é neste momento que a conservação se faz necessária!

Os serviços de manutenção de estradas, ruas e rodovias precisa de frequência indo além da troca e reparo da manta asfáltica e envolve também:

– corte da vegetação da beira da estrada e paisagismo
– limpeza de equipamentos de drenagem da estrada
– manutenção, reposição e atualização da sinalização existente

A manutenção pode incluir fresagem, cortes realizados em uma ou mais camadas do pavimento em estradas, viadutos e pontes. Nas estradas, a fresagem atua na prevenção de trincamentos ao evitar que se acumule água no pavimento que causa buracos. Em pontes e viadutos, a fresagem serve para retirar parte do revestimento asfáltico e melhorar o atrito com os veículos. O corte da fresagem pode ser profundo, raso ou superficial – dependendo do objetivo da manutenção

Obras de arte especiais (OAEs)
Obras de arte nas estradas não são esculturas ou quadros em exposição, mas obras de engenharia que auxiliam no tráfego – e isso a De Amorim Construtora tem experiência. Grandes projetos como viadutos, pontes, concreto armado, túneis e rotatórias fazem parte destas obras de arte rodoviárias. As OAEs são obras pensadas para melhorar a estrutura rodoviária, fortalecer redes viárias e melhorar a circulação tanto de pessoas quanto de veículos de qualquer porte.

Toda obra de arte precisa de uma equipe composta por engenheiros civis e arquitetos com especialização em estruturas ou engenheiros de estruturas e a De Amorim Construtora está preparada para a criação destas obras de grande complexidade – com planejamento e execução de todo o processo de desenvolvimento envolvendo

– conhecimento técnico
– responsabilidade na execução
– experiência de mais de 40 anos em obras para transpor obstáculos
– excelência do início ao fim da empreitada

Ao construir uma obra de arte, a logística de mobilidade no espaço é ampliada para atravessar obstáculos naturais (túneis), urbanos (passar sobre uma rodovia), cursos de água (ponte), grandes distâncias (rodovias ou ferrovias) e qualquer outro obstáculo pelo caminho.

Autossuficiência em todos os aspectos
Além de prestar estes serviços para construção pesada há mais de quatro décadas, o Grupo de Amorim possui sua própria mineradora especialista na extração e tratamento de produtos minerais de alta qualidade para obras que preparam terrenos. Possui, ainda,o Grupo Empreendimentos Imobiliários responsável pela preparação de áreas e infraestrutura destinadas à implantação ou ampliação de plantas industriais, condomínios residenciais e industriais.

“Para a criação de toda infraestrutura para implantação de plantas industriais, condomínios residenciais e industriais, além de ampliação e recuperação de pavimentação e criação de rodovias, o Grupo de Amorim consegue atender qualquer obra graças à estrutura interna criada”, completa Gilson.

Sobre o Grupo De Amorim
Fundado em janeiro de 1978, o Grupo De Amorim possui experiência comprovada em diversas obras particulares e públicas, sempre realizadas com equipe composta por profissionais técnicos, qualificados e com experiência no ramo.

Além da excelência técnica, os profissionais do Grupo De Amorim estão comprometidos com os objetivos e metas do grupo e com foco total em cada projeto de construção.

O Grupo De Amorim é completo e comprometido com a qualidade cada vez mais elevada, aproveitando a experiência de cada área. Para conquistar tamanha notoriedade, o Grupo de Amorim é composto por três empresas referências no mercado com suas especialidades: De Amorim Construtora, De Amorim Mineradora e De Amorim Empreendimentos Imobiliários.

 

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