Manutenção de asfalto previne acidentes em rodovias

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Buracos no asfalto, rachaduras no acostamento e declives na pista contribuíram para o alto número de acidentes em rodovias brasileiras registrados até julho de 2024: nos mais de 29 mil acidentes até o meio do ano, o saldo foi de 2.906 mortes em rodovias federais, conforme divulgado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego do Rio Grande do Sul (ABRAMET/RS).

Além da imprudência dos motoristas e da negligência com o estado dos veículos, a falta de manutenção do asfalto contribui para acidentes, como explica Bernardo Oliveira, Gestor da Unidade de Produção da De Amorim Construtora.

O especialista lembra que rodovias com manutenção do asfalto em dia, ou com novas pistas criadas, facilitam o tráfego de todo o tipo de veículos, incluindo aqueles destinados para serviços vitais. Como o asfalto desgasta com o tempo, quanto melhor estiver seu estado de conservação, mais vidas podem ser salvas:

“Quando uma rodovia recebe asfalto novo, independente da extensão do trecho, facilita a locomoção de ambulâncias entre cidades, transporte de órgãos para transplante, de viaturas rodoviárias e até de auxílio para motoristas, como guinchos. Quantas vidas podem ser salvas apenas com a boa manutenção de rodovias, principalmente onde há tráfego intenso de veículos pesados?”

Conservação precisa estar em pauta

Para o especialista, muitos dos acidentes causados por buracos ou depressões na estrada poderiam ser evitados com a substituição do asfalto no tempo adequado, ou, simplesmente, com a manutenção dos trechos mais críticos.

O perigo é maior quando há chuvas. Rachaduras em vias com drenagem ineficiente absorvem a água da chuva e aumentam o perigo de deterioração das rodovias. A solução, segundo Bernardo Oliveira, passa pela renovação de estradas, duplicação de rodovias e criação de novos trechos:

“Para evitar essa deterioração das estradas, uma solução eficiente é utilizar o asfalto borracha. Por conter pneus triturados em sua composição, o asfalto melhora significativamente a tração dos veículos na estrada e ajuda a prevenir acidentes, além de aumentar a vida útil das estradas”, completa.

 

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