fbpx

Notícias

De Amorim 45 anos: conheça a história de uma das grandes empresas do Paraná

Hoje contaremos uma história com mais de 45 anos, que continua sendo construída com a benção de Deus e muita força no trabalho! A história da De Amorim, uma empresa de construção e terraplanagem que fez, faz e seguirá fazendo história por onde quer que passe!

A De Amorim nasceu em Curitiba em janeiro de 1978, com o nome de Empreiteira de Obras Santa Monica Ltda., com a visão iluminada de seu fundador, Luiz João de Amorim, que já trabalhava no setor de construção e terraplanagem desde a década de 1960.

No começo, a De Amorim fazia meio-feio, drenagem, caixaria, plantava grama e foi nesta época que Gilson Amorim, aos 13 anos, filho de Luiz João de Amorim, e sua irmã também adolescente, Marilene de Amorim, começaram a se envolver com o negócio ajudando tanto em obras quanto no setor administrativo.

Hoje, após passarem por diversas funções internas e buscarem curso superior em áreas vitais para a gestão deste negócio, como administração e engenharia civil, essa geração da família De Amorim é quem comanda todo o grupo.

Mudança de chave
A virada começou quando decidiram mudar o nome da empresa, afinal de contas, Empreiteira de Obras Santa Mônica não é um nome que impunha respeito neste setor. No começo dos anos 80, o sobrenome da família se tornou o nome oficial do negócio que começou a prosperar.

Ao longo dos anos, a De Amorim foi diversificando seus negócios. Em 1982, apenas quatro anos após começar suas atividades, já estava fechando contratos diretos no setor privado. Em 2002, a abriu uma pedreira para atender às demandas próprias e a dos seus clientes.

A decisão de fundar uma pedreira era atender as necessidades internas, pois a De Amorim havia enfrentado problemas com o fornecimento de material de outros fornecedores. Ter uma pedreira própria seria a solução ideal e foi mesmo um sucesso!

Em pouco tempo, a pedreira se tornou uma mineradora e, hoje, a De Amorim Mineradora é a segunda maior produtora de brita da região, além de feldspato, um material especial para a produção de vidros e porcelanatos.

Não demorou muito para que, em 2008, a De Amorim Empreendimentos fosse criada para comercializar loteamentos, condomínios industriais e residenciais, dando mais um passo para seu crescimento

O mais recente braço do negócio é a De Amorim Locadora.  Essa unidade de negócio atende indústrias, empresas de construção civil e até mesmo concorrentes da De Amorim Construtora. A locadora se mostrou uma vantagem competitiva, ao permitir que a empresa ofereça um serviço completo aos seus clientes.

Mãos à obra
São inúmeras as obras que a De Amorim já realizou, seja no setor público, seja no setor privado. No setor público, a empresa foi responsável pela duplicação de parte da BR-116, entre Curitiba e Mandirituba, incluindo as chamadas obras de arte, que são intervenções estruturais. Somente nesta obra em especial foram dois viadutos.

Já no setor privado, a De Amorim já realizou obras de infraestrutura para gigantes como Chrysler em Campo Largo (que hoje é a Caterpillar), INNOVA Petroquímica, no Rio Grande do Sul, e a montadora Renault, em São José dos Pinhais, além de uma de suas mais antigas clientes, o Grupo Gerdau.

A força da De Amorim se mostrou iluminada mesmo em situações preocupantes, como na crise econômica de 2014, sem dúvida alguma um momento crítico nesta história, quando a empresa acabou afetada pela queda da demanda no setor privado. No entanto, conseguiu superar esse momento com a conquista de novos contratos no setor público e parcerias com novos negócios.

Hoje a De Amorim está estruturada em quatro unidades:

– De Amorim Construtora: responsável pela execução de terraplanagem, pavimentação, construção de rodovias, ferrovias e drenagens em geral.

– De Amorim Locadora: é o braço da De Amorim para locação de diversos equipamentos para a construção civil

– De Amorim Mineradora: especialista na extração e produção de produtos minerais de alta qualidade para obras e indústria e;

– De Amorim Empreendimentos: cuida do preparo de áreas e infraestrutura destinadas à implantação ou ampliação de plantas industriais, condomínios residenciais e industriais.

Com aproximadamente 320 colaboradores, quatro escritórios administrativos, mais de 200 tipos de equipamentos diferentes e uma estrutura física invejável, a De Amorim consegue atender diversas frentes simultaneamente.

Esta estrutura física e de talentos, sob a orientação divina, é o que permite que a empresa cresça mais ainda – e quando falo sobre orientação divina, temos que falar que a De Amorim é uma empresa consagrada a Deus. Todos os dias acontece uma oração antes de cada jornada de trabalho nos escritórios, na pedreira e nas obras. Todos os colaboradores são convidados a realizarem essa oração que traz força e luz para mais um dia de trabalho.

Com muito trabalho, planejamento estratégico, bons profissionais, equipamentos de ponta e sob a orientação divina, a De Amorim cresce, aproximadamente, 25% ao ano em todas as suas unidades de negócio. O maior objetivo é ser conhecida por obras que entreguem tranquilidade por meio de serviços e produtos de qualidade, pontualidade e preço justo.

E os desafios não param de surgir e isso significa que esta história de sucesso continuará crescendo e se desenvolvendo por muitos anos.

Veja também

13 de março de 2024
Condomínios e loteamentos asfaltados são valorizados e incorporadoras percebem o movimento
21 de dezembro de 2023
TCA transforma mineradoras em ecologicamente corretas
21 de dezembro de 2023
Mineração é essencial para renovação de ruas e rodovias antigas